Pular para o conteúdo principal

EntreMundos #8 - Parte 2

EntreDatas
Sexta, 04 de setembro, 13h02min
Esbat - Lua Cheia em Peixes - data propícia a práticas oraculares e abertura da percepção psíquica, compartilhando os frutos dos esforços pessoais ou da própria terra - e agradecendo os resultados e a dádivas (flores, frutos, filhos, poemas, canções, pinturas, danças, artesanato). Avaliam-se as realizações, ponderando-se sobre os erros e a dificuldades e preparando-se a terra e as sementes para a próxima colheita. Cor: Violeta ou Lilás. Ervas: Artemísia, Angélica, Louro, Tomilho e Hortelã. Objetos: Flores silvestres, espigas de trigo e frutas, um vaso com terra molhada, pronta para ser semeada. Óleo: Nardo, Gardênia, Artemísia ou Violeta. Incenso: Artemísia, Lótus ou Olíbano. Pedra: Ametista, Água-Marinha, Azurita, Lepidolita ou Safira. Roupas exóticas. Música com batidas de tambor. Celebração com pão caseiro com sementes e passas, gelatina de Agar-agar com maçã, suco de melancia ou melão, ponche de frutas.

Terça, 22 de setembro
Mabon (HN) - Equinócio de Outono. Tempo de agradecer os frutos. Cores: Marrom e Vermelho. Pedras: Âmbar, Topázio Amarelo, Olho de Gato, Aventurina. Incenso: Benjoim, Mirra e Sálvia. Faça uma Cornucópia. Celebre a Senhora da Abundância. Colha e espalhe folhas do outono pelo círculo. Faça boneca de maçã. Comemore com Pão de milho, Frutas silvestres ( uva do mato, framboesa, amora) pêras, maçãs, vegetais (milho, cenoura, batatas) suco de fruta ou Sidra. Tortas de maçã.
Imbolc (HS) – Festival do Fogo. Pico do Inverno. Celebre a Senhora do Fogo. Colha pedras para o círculo. Cores: laranja e branco. Acenda vela na janela. Varra e purifique tudo. Abençoe as velas. Roda de velas e boneca de Brigit.

Domingo, 04 de outubro, 03h10min
Esbat - Lua Cheia em Áries - Momento propício para avaliar os relacionamentos, procurando os meios adequados para criar harmonia e igualdade, sem sobrecarregar nenhum dos "pratos da balança", sempre visando o "caminho do meio". Cor: Rosa ou Vermelha. Ervas: flores diversas (Flamboyant, Buganvile, Cravos,Dálias), folhas de Hortelã Pimenta, Lança e Espada-de-Ogum, Carqueja ou Aloé, um vaso com Cacto. Pedras: granada, rubi, Rubelita, Jaspe Sanguíneo, Ágata-de-Fogo, Hematita ou Magnetita. Óleo: Mil folhas, Manjericão, Cardo Santo ou Cominho. Incenso: Cravo, Canela, Noz Moscada ou Gengibre. Roupas em tons vermelhos ou rosa. Objetos: Um punhal (ou bastão) e um cálice, uma Mandala ou imagem do Yin/Yang. Algum chifre de animal (carneiro, cervo), um búzio ou concha grande. Musicas e artes marciais, exercícios bioenergéticos. Comemorações com arroz e açafrão, pratos com "curry" e "mango chutney", chá indiano com gengibre, cravos e canela.Músicas New-Age com flautas, cítaras, címbalos ou sons sintetizados. Comemoração com pratos à base de milho, travessas com frutas e legumes, sementes de girassol, uvas, suco de frutas ou sidra. Dance para o Sol e ao redor da fogueira, queime resíduos e faça oferendas de grãos. Irradie luz para os projetos comunitários.

Sábado 31/10/2009.
Samhain – (HN) - A noite onde o véu fica tênue. É a terceira colheita. Pico do Outono. Cor: Preto e Laranja. Pedras: Obsidiana, Ônix, Turmalina Negra, Hematita. Ervas: Noz Moscada, Sálvia, Menta, Mirra, Patchouli, Artemísia, Alecrim, Musgo, Calêndula, Louro, Mandrágora. Incenso: Mirra, Sálvia, Carvalho ou Cedro. Atividades: Confeccionar um Jack O'Lantern. Fazer oferendas de maçãs e pães no jardim dos ancestrais. Fazer máscaras que expressem a sua sombra. Confeccionar uma Corda de Bruxa. Adivinhação através do Tarô, das Runas, da bola de cristal, da vidência em espelho negro e caldeirões com água. Queima de Pedidos. Comemore com maçã, romã, nozes, cidra, vinho quente, abóbora, chá de ervas, batata.
Beltane (HS) - O Retorno da fertilidade, onde os Amantes se enlaçam. Pule fogueira e guarde suas cinzas. Lave o rosto com orvalho. Mastro de Maio. Cores: Vermelho e Branco. Atividades: Pacote de Beltane e guirlandas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Yule: O nascimento da Criança da Promessa

"A escuridão reina como se estivéssemos no caldeirão da Deusa. Assim, o Rei das sombras transforma-se na Criança da Promessa , o Filho do sol, que deverá nascer para restaurar a Natureza" . (Mito da Roda do Ano) Yule se origina da palavra nórdica Iul  que significa roda e  dá nome a celebração do solstício de inverno, a noite mais longa do ano . Nesta época (21 de dezembro no Hemisfério Norte e  21 de junho no Hemisfério Sul) vemos simultaneamente a morte e o renascimento do Deus Sol.  É o momento de pensar sobre o que você deseja nos meses que virão, de delinear os objetivos e como deseja trabalhar para atingi-los. Peça orientação da Deusa e do Deus. Cores: vermelho, verde, dourado e branco. Nomes Alternativos: Solstício de Inverno, Winter Rite, MidWinter, Alban Arthan, Carr Gomm, Retorno do Sol, Dia de Fionn. Deuses: o Deus, como a Criança da Promessa, e a Deusa, como a Mãe. Ervas: azevinho, carvalho, visco, alecrim, urze, cedro, pinho, louro...

As Três Faces do Deus

O Deus, assim como a Deusa, possui também três aspectos: o Cornífero, o Homem Verde e o Ancião. Cada face está associada a um período da evolução humana e de nossa própria vida e da roda do ano. Cernunnos O Cornífero  é a face do Deus que exerce domínio sobre as florestas. Ele é a representação da Natureza intocada e de tudo o que é livre. Nesse aspecto o Deus assume a face de Caçador e representa a renovação, virilidade, força, fertilidade e vitalidade. O Cornífero exerce domínio sobre os animais selvagens e ferozes. Esteve em contato direto com a humanidade principalmente nos períodos Neolítico e Paleolítico, onde os homens subsistiam principalmente da caça.  Os exemplos associados à face de Cornífero do Deus são  Cernunnos,  Pan,  Esus e  Odin . Sileno O segundo aspecto do Deus é o  Homem Verde  ( Green Man ), Ele é o Senhor da Colheita e de toda a Natureza cultivada. Está relacionado aos grãos e ao desenvolvimento da agricu...

A Árvore Celta da Vida

Essa é uma das muitas imagens que representam a Árvore Celta da Vida. Ela tem um papel essencial na espiritualidade Celta. Para esse povo as árvores eram a  fonte da sobrevivência – dava os frutos, o abrigo e o combustível para cozinhar e aquecer. Sem as árvores seria muito difícil viver. A madeira de árvores sagradas possuem propriedades mágicas, que podem ser vistas no alfabeto Celta, o Ogham, onde cada letra representa um árvore sagrada. Algumas árvores dão frutos, algumas madeira para fazer armas, outras foram sacralizadas às fadas ou aos Deuses. Nas histórias contadas pelos Celtas, as árvores eram seres de sabedoria. Criaram o alfabeto, o calendário e eram entrada para os reinos dos Deuses.  Árvores são uma conexão com o mundo dos espíritos e também portais para outros mundos. A mais sagrada das árvores é o Carvalho, que presenta o axis mundi , o centro do mundo. O nome celta do Carvalho, Daur, é a origem da palavra door (porta em inglês) – a raiz do carvalho...