Pular para o conteúdo principal

Filmes Wiccanos - parte 2

por Gwydion Dulac

Jovens Bruxas (The Craft - 1996)

Quem não conhece uma típica escola americana, com seus armários, longos corredores e aquela multidão de estudantes por todo lado? Com a academia de St. Benedict não é diferente. Muitas coisas podem acontecer e, com a chegada da Sarah um grande poder será despertado. É preciso quatro bruxas para formar um círculo e as excêntricas Nancy, Bonnie e Rochelle logo descobrirão que com a ajuda de Sarah um caminho de mistérios será revelado. Essas quatro garotas juntas descobrem que são “Jovens Bruxas” e não deixaram que nada nem ninguém atravesse seus caminhos. A dona da loja de artigos para feitiçaria adverte “mexer com isso é muito perigoso”. Mas elas têm o poder e irão até o fim para conseguir tudo o que querem. O que essas garotas não sabem é que estão lidando com uma força muito além da compreensão humana. E aqueles que brincam com os mistérios da bruxaria têm que pagar o preço. Estrelando Fairuza Balk, Robin Tuney, Neve Campbell e Rachel True. Para os amantes do cinema e da magia, este é um filme que toca e mexe com o público, uma obra incrível e deliciosamente sincera. Sejam bem-vindos, pois chegou a hora da bruxaria.

DEPOIMENTO

Para mim este é um filme fascinante, eu não canso de assisti-lo. Foi muito bem montado e bem interpretado. Os recursos usados para os efeitos especiais foram de última geração, levando em consideração o ano de produção, 1996. Cenário perfeito e uma ótima produção, uma mistura de belas e talentosas atrizes com um conhecimento a mais sobre magia. Simplesmente imperdível. Para todos os amantes de histórias de terror e mistério, esse é um filme perfeito para se ter em casa.

CURIOSIDADES

  • Essa é a segunda vez que a atriz Fairuza Balk interpreta uma bruxa no cinema.
  • As bruxas do mundo real acreditam na lei tríplice do retorno, que é citada no filme. Tudo o que você fizer para os outros voltará para você em triplo.
  • Há uma cena rodada na praia em que as garotas invocam os chamados “espíritos da natureza”. As bruxas realmente executam este ritual, é o que chamam de “invocar os quadrantes”. Ele pode variar de uma tradição à outra, mas sempre está presente no cotidiano mágico das bruxas.
  • O deus que elas invocam, o “Manon” não existe. Foi uma divindade inventada pelo roteirista para que jovens inexperientes não tentem lidar com a verdadeira bruxaria. E dessa forma a religião das bruxas também fica um pouco protegida contra fanáticos.
  • Aquele encanto que elas fazem para mudar a cor dos olhos e dos cabelos, o “Glamour” realmente existe, mas é muito mais discreto do que como é apresentado no filme. Este encanto pode realmente alterar algumas características físicas, mas de forma bastante sutil. Este tipo de ritual requer muita experiência prática e bastante concentração.
  • No filme há cenas de vôo e levitação, mas não se animem, bruxas de verdade não fazem isso. Assim como não sacrificam animais em rituais e nem usam sangue. Lembrem-se que um filme é produzido com o intuito de entreter o público, por isso são acrescentadas diversas fantasias às cenas.
  • Quando a equipe de filmagem estava gravando a cena da praia, que foi rodada a meia noite, um bando de morcegos sobrevoou pelo circulo, apagando as velas e deixando todos assustados. Na hora das invocações, as ondas do mar começaram a se agitar de forma brusca e as atrizes ficaram assustadas. Quando a personagem de Fairuza Balk termina de invocar “Manon” faltou luz no setting. O diretor comenta “foi muito estranho!”
  • Você sabia Robin Tunney, a Sarah, gravou todas as suas cenas de peruca, pois na época havia raspado o cabelo para as filmagens de Empire Records, que no Brazil ganhou o troncho nome de Sexo, Rock e Confusão?
  • E olha que legal: a atriz Fairuza Balk gostou tanto da experiência de Jovens Bruxas, que após o término das gravações se tornou sócia de uma loja de produtos pagãos e começou a estudar e praticar Wicca. Hoje em dia ela já vendeu a sua parte na rede de lojas e não se sabe se ela continua a praticar a arte. De qualquer forma, é bem verdade dizer que Hollywood tem influencia sobre a espiritualidade das pessoas.

Comentários

Sarah Cavalcante disse…
Adorei o texto a respeito do filme, e realmente sei que você gosta mesmo deste.
MUITO BEM ESCRITO.
Parabéns!
Anônimo disse…
Olha só vcs abordaram coisas incríveis mesmo!!!
me sinto como se tivesse algo perdido dentro de mim que nuca pensei em achar em lugar nenhum.
E olha que só estou na estrada faz pouco tempo,viu?
Meu msn:baby_danyel@hotmail.com
Add eu aí,tá bom?
Que os elementos estejam com vcs!!!
Anônimo disse…
Oi pra vcs!!Me chamo Daniel e espero que estejam bem com os Deuses,tá?
Adorei esse blog aqui e espero que,assim como Vanna foi iniciada por Tyw,quero logo poder ser iniciado tbm(quem sabe por ele tbm?Vai saber...)pq eu sozinho aqui onde eu moro não dá!!!
Parece que só tem eu de wiccano aqui!!!
Me sinto sozinho assim,quero mais gente com a mesma crença que eu!!
acho que vou me mudar daki...
mas mesmo assim espero que vcs estejam bem!!!
ligeiaromanova disse…
Olá, gente eu e minhas irmãs fizemos aquele ritual que elas estão na floresta e coisas realmente ligadas ao sobre-natural aconteceram.
Meu pedido foi realizado!!!
Anônimo disse…
Gente,alguém pode me falar como faz o encanto de mudar a cor do cabelo,dos olhos...etc...e o de fazer pedidos?
então,e eu preciso ser iniciada para esses feitiços darem certo???
Aki na minha cidade só tem eu de Wiccana,só pode!
eu moro em são josé do rio preto,e eu nunca achei uma loja que venda livros,velas...esse tipo de coisa...
bjsss
Unknown disse…
Cara Anônima, pra mudar a cor do cabelo e dos olhos, só mesmo indo ao salão de beleza e comprando lente de contato colorida. Com feitiços você consegue somente fazer sua aura ficar mais brilhante. Os pedidos e feitiços poder ser feitos por qualquer bruxo, o importante é que você coloque toda sua energia nele e saiba esperar sem ansiedade para que os resultados aconteçam. Livros sobre Wicca hoje em dia são facilmente encontrados, mas, se em Rio Preto você não tiver, com certeza achará em livrarias e sebos online, como o http://www.estantevirtual.com.br/. Velas e outros materiais para feitiços, procure em casas de Umbanda. E, para encontrar outros Wiccanos, nada melhor que a internet! Boa sorte! Espero ter ajudado. Abençoada Seja, Vanna Dulac.
Amphibia disse…
o filme é muito bom, e é de salientar que foi dos primeiros filmes que mostra umas das faces que a bruxaria realmente é, e nao aquela face comediante que, depois da inquisiçao, foi-lhe dado esse horrivel aspecto, falso. Filme é filme é claro, e existem sempre coisas adicionadas ás cenas, sobretudo excentricidade e alguma horribilidade, sempre para animar o publico. Devemos separar as coisas como é obvio, mas o filme foi mesmo uma grande obra.. e penso que todos os amantes da bruxaria, ou simplesmente o publico que goste deste tipo de filmes e misterios, vao adorar se ainda nao viram.
Boa publicaçao, muito bom gosto (para o autor do blog) .

Postagens mais visitadas deste blog

Yule: O nascimento da Criança da Promessa

"A escuridão reina como se estivéssemos no caldeirão da Deusa. Assim, o Rei das sombras transforma-se na Criança da Promessa , o Filho do sol, que deverá nascer para restaurar a Natureza" . (Mito da Roda do Ano) Yule se origina da palavra nórdica Iul  que significa roda e  dá nome a celebração do solstício de inverno, a noite mais longa do ano . Nesta época (21 de dezembro no Hemisfério Norte e  21 de junho no Hemisfério Sul) vemos simultaneamente a morte e o renascimento do Deus Sol.  É o momento de pensar sobre o que você deseja nos meses que virão, de delinear os objetivos e como deseja trabalhar para atingi-los. Peça orientação da Deusa e do Deus. Cores: vermelho, verde, dourado e branco. Nomes Alternativos: Solstício de Inverno, Winter Rite, MidWinter, Alban Arthan, Carr Gomm, Retorno do Sol, Dia de Fionn. Deuses: o Deus, como a Criança da Promessa, e a Deusa, como a Mãe. Ervas: azevinho, carvalho, visco, alecrim, urze, cedro, pinho, louro. Pedra

Branwen

Filha de Pennardunn e Llyr (Deus Galês do Mar), irmã de Manannan Mac Lir e Bran , Branwen – seios brancos ou vaca prateada - é a Deusa Galesa do amor e da beleza – é a Afrodite ou Vênus dos Celtas. Sua cor é a branca, é considerada a Deusa do Coração Puro, que possui a capacidade de promover reinícios. Está associada à Lua e à Noite. No cristianismo é a Santa Brynwyn, padroeira dos namorados. É juntamente com Rhiannon e Arianrhod uma das três matriarcas da Grã-Bretanha e é considerada a principal Deusa de Avalon. De acordo com algumas lendas arturianas é considerada a Dama do Lago. Branwen deve ser invocada para abençoar novos projetos, pois seus atributos mágicos são a inspiração e as novas idéias. Também para ajudar a enfrentar perdas (separação, perda de emprego, morte). Tem como símbolos o caldeirão, a Lua, o corvo branco, a pomba e o estorninho . Branwen aparece em nossas vidas para fortalecer a conexão com a nossa própria essência, ajudando a apreciar nosso pró

As Três Faces do Deus

O Deus, assim como a Deusa, possui também três aspectos: o Cornífero, o Homem Verde e o Ancião. Cada face está associada a um período da evolução humana e de nossa própria vida e da roda do ano. Cernunnos O Cornífero  é a face do Deus que exerce domínio sobre as florestas. Ele é a representação da Natureza intocada e de tudo o que é livre. Nesse aspecto o Deus assume a face de Caçador e representa a renovação, virilidade, força, fertilidade e vitalidade. O Cornífero exerce domínio sobre os animais selvagens e ferozes. Esteve em contato direto com a humanidade principalmente nos períodos Neolítico e Paleolítico, onde os homens subsistiam principalmente da caça.  Os exemplos associados à face de Cornífero do Deus são  Cernunnos,  Pan,  Esus e  Odin . Sileno O segundo aspecto do Deus é o  Homem Verde  ( Green Man ), Ele é o Senhor da Colheita e de toda a Natureza cultivada. Está relacionado aos grãos e ao desenvolvimento da agricultura. Exerce domínio sobre a vida e o cresc