Nós somos seres consumistas, isso é fato. Mas precisamos saber diferenciar a necessidade do desejo. Quando você for comprar alguma coisa, pense nisso: eu preciso mesmo desse produto? Minha vida será melhor com ele? Pense sinceramente e somente se a resposta for sim, compre. Se ficar na dúvida, deixe para comprar depois. Se o produto for mesmo necessário ele vai ser seu! Agindo assim você só tem a ganhar: vai economizar, ganhar mais espaço na sua casa, gerar menos lixo e poder se orgulhar de contribuir para o meio ambiente para para a saúde do seu bolso!
Aqui vão algumas dicas para não consumir por impulso:
- Quando for ao supermercado, faça sempre uma lista de compras e nunca vá com fome! Isso aumenta e muito o consumo!
- Na hora de escolher um produto, preste atenção no que diz o rótulo, as informações nutricionais, os selos, a data de fabricação e validade.
- Quem gosta de ser ecologiamente correto também pode levar em consideração se a marca faz ou não testes em animais. Aqui tem a lista das empresas que NÃO fazem isso!
- Saiba o que você tem. Sempre mantenha em ordem sua despensa e seu armário. Doe ou troque as coisas que não são utilizadas há mais de 2 anos. Se nesse tempo elas não foram necessárias, com certeza nunca serão. Energia boa é energia em movimento, então não deixe nada encostado ou sujo!
E aí, desejo, necessidade ou vontade? Pense nisso...
Comentários
minha mãe vive me dizendo isso.